Um Ar de Milão na Lehaus

Olá pessoal, esse é o nosso primeiro post e eu queria inaugurar nosso Blog com esse tema, o qual foi um episódio muito importante pra mim como empresária e que me proporcionou momentos mágicos. Em abril desse ano, tive a oportunidade de ir à Milão e conferir as tendências do mundo da decoração no Salão del Móbile Milano. Isso me trouxe uma visão bem legal para as tendências desse mercado. Quero compartilhar um pouco dessas novidades com vocês, que sem dúvida já estão pintando pelas revistas, mídias sociais, nas lojas e consequentemente nas casas de quem ama estar atualizado.

Olá pessoal, esse é o nosso primeiro post e eu queria inaugurar nosso Blog com esse tema, o qual foi um episódio muito importante pra mim como empresária e que me proporcionou momentos mágicos. Em abril desse ano, tive a oportunidade de ir à Milão e conferir as tendências do mundo da decoração no Salão del Móbile Milano. Isso me trouxe uma visão bem legal para as tendências desse mercado. Quero compartilhar um pouco dessas novidades com vocês, que sem dúvida já estão pintando pelas revistas, mídias sociais, nas lojas e consequentemente nas casas de quem ama estar atualizado.

            20180420_083243-1.jpg

Vou mostrar aqui, algumas peças que já chegaram e estarão chegando em breve, que foram escolhidas a partir dessa visão pós feira Milão.

  • Composições com mesas de centro e laterais

As composições de duas mesas laterais e de centro, já estavam sendo empregadas na decoração fortemente. Mas agora vem com uma proposta mais arrojada, onde mescla mais quantidade de peças, com formatos, tamanhos e materiais diferentes. Esse conjunto traz uma riqueza para o ambiente pois nos dá a possibilidade de trabalhar melhor texturas e volumes.

2.jpg2a.jpg2c.jpg

 

2a1.jpg

Fotos (lehaus)

 

O que eu acho disso: acho uma combinação riquíssima, fácil de usar, é possível aproveitar alguma peça que temos em casa e agregar outras, traz personalidade para o ambiente e acredito que será uma tendência bem utilizada.

  • Espelhos

Os espelhos foram apresentados de forma muito expressiva, em bastante quantidade, com recortes e formatos diferentes e mais orgânicos. Os tons também variam entre bronze e o tradicional. Também vem com muitas propostas com suportes diferentes. A único modo que não vi aplicado na feira, foi aqueles grandes panos de vidro colado sobre a parede de forma simples.

 

Fig 3 3a 3b e 3c (feira)

 

Fotos (lehaus)

O que eu acho disso: os espelhos trazem elegância e sofisticação para os ambientes e tem o poder de ampliar um espaço pequeno, o qual deseja que pareça maior. É atemporal, o uso do espelho não fica ultrapassado. Por isso, acho bem interessante o uso deles nos ambientes, principalmente o emprego de alguma peça com maior riqueza de detalhes. Veio pra impactar.

  • Cor Verde

Alguns tons de verde estiveram bem presentes na maior feira de decoração, eles variam entre: bandeira, militar, oliva e esmeralda. Esses tons mais fechados trazem sofisticação para o ambiente além de dar aquela pitada de cor sem medo de errar, como muitos pretendem, porém tem medo de arriscar. Essa cor foi vista principalmente nos sofás, poltronas e cabeceiras. Esses tons esbanjaram requinte nas composições com tons mais neutros, assim como o preto e ainda ousando um pouquinho mais com a cor terracota.

 

Fig 4 4a 4b 4c (feira)

Fotos (lehaus) Poltronas verde da loja + almofadas verde

O que eu acho disso: Algumas edições da Casa Cor já vinham apresentando pitadas desses tons e sempre gostei, me remete à sofisticação. Quem não quiser ousar em comprar um sofá (uma peça mais volumosa), deixa para as poltronas fazerem a composição, ou ainda as almofadas e objetos decorativos. Um murano talvez. Não acho que um sofá nesses tons pesará no ambiente, me preocupa mais o fato de ter pessoas que enjoam com mais facilidade das cores. Acredito que vai bater bastante nas portas das lojas em geral e com isso vai aparecer bastante nos novos ambientes.

 

  • Couro Caramelo

Quando falo do couro caramelo, falo também dos materiais sintéticos (couro ecológico, couríssimo, entre outros). Essa proposta veio forte para as cadeiras, pufes, sofás, poltronas e até mesmo objetos como porta revistas, cestos e almofadas. 

Fig todas as 5

 

Fotos (lehaus) puff tartaruga, algumas da feira gramado e ver o que mais (ach q almofadas)

 

O que eu acho disso: Lindo! Amei essa tendência. Na feira da Abimad em Fevereiro já veio algumas peças e já tinha me encantado, então foram peças que já adquirimos pra nossa loja. Fácil de compor porque o caramelo apesar de “ter cor” não é difícil achar combinações legais. Legal também pra quem quer optar por um material sintético por favorecer a manutenção, mas não quer deixar de cuidar dos aspectos decorativos.

 

  • Estofados diferenciados

Esses estofados vem com um visual diferente dos tradicionalmente utilizados hoje em dia. Não vi um sequer, sofá reclinável ou retrátil em toda a feira. Os estofados estão mais clean, com um design muito mais sofisticado, trazendo detalhes de costas e braços. Encostos mais baixos, muitos vêm com um ar mais despojado (tecido mais folgado e almofadas mais vazias), curvos, em ângulos, em alguns tem mesas laterais ou aparadores de costas embutidos neles próprios, partes sem encostos no meio do sofá (virando um pufe no meio). Ou seja, bem diferente do que estamos acostumados a utilizar atualmente.

 

Fig todos os 6

Fotos (lehaus) sofá da ilha bela la da frente em ângulo, sofá da estobel

O que eu acho disso: Acho que terá bastante resistência, uma vez que o conforto diminui no momento em que eliminamos o retrátil e reclinável. O encosto mais baixo não traz tanto apoio para as costas e teremos que ter salas mais espaçosas pra comportar chaises permanentemente abertas. Acredito que o emprego de uma peça diferenciada como essas trará um importante ponto de design arrojado para a casa, e os ambientes que não tem aquele uso tão intenso, ou seja, salas que não tem TV, podem receber essas peças tranquilamente. Apostaremos!

 

  • Mármores

Falo mármore em função do visual, mas na verdade, vidros serigrafados, resinas, pedras artificiais, lâminas melamínicas entre outros materiais representavam esse efeito. Sem sombra de dúvidas foi a tendência mais forte de toda a feira. Foi uma enchente de mármore. Esse efeito foi visto fortemente nas mesas de jantar, lateral e de centro, também foi vista sobre aparadores, buffets e até criado mudos. Além das superfícies horizontais citadas, elas revestiam as frentes de armários, portas de guarda roupas, paredes, bancos e também estavam presentes nos objetos. Apesar de todos os tons terem entrado em evidência, sobressaem-se os mais escuros e mais estriados como o famoso Nero Marquina. Eles vieram em composição uns com os outros, tons claros e escuros no mesmo ambiente.

Fig. todas as 7

Fotos lehaus (tem objetos e as mesinhas de centro e laterais. Tem tb algumas peças da feira de gramado)

 

O que eu acho disso: Amei! Fácil de usar. Traz uma riqueza pro ambiente em função das texturas e veios. Tira a monotonia da composição. Mas é o tipo de tendência que quando passa deixa o rastro do antiquado. Pode ser, que uma peça ou outra e preferencialmente em mármore verdadeiro permaneça atual uma vez que o contexto esteja atualizado. A minha sugestão é utilizar com parcimônia ou ousar na quantidade em peças que são possíveis mudar a textura posteriormente. Ou ainda, pode ousar mais, quem não se importa em trocar a decoração com frequência, pra essas pessoas ousar com sabedoria sempre e válido.

 

  • Poltronas com encosto Alto

As poltronas com encosto alto esbanjaram estilo, elegância e ousadia nas formas. A grande maioria dos ambientes estavam compostos por poltronas com encostos médios a altos. Essa altura passa da cabeça de quem está sentado ou no mínimo a acolhe por inteiro. Quase sempre fixas e muitas acompanhadas por pufes.

Fig todas as 8

Fotos lehaus (tem foto de gramado e da loja)

O que eu acho disso: Atemporal. Por um tempo, as poltronas mais altas ficaram mais quietinhas, mas nunca deixaram de existir. Não é uma peça que ficará ultrapassada facilmente, porém tem que cuidar ao coloca-la no ambiente. Usadas em dupla em salas pequenas podem trazer a impressão de um espaço menor ainda.

  • Rosê Gold e Dourado

O dourado e o Rosê Gold já está por aí faz um tempinho, a o fato de eles terem marcado forte presença na feira, faz com que a gente saiba que ficarão por mais tempo em evidência. Esses tons estão representados em objetos e utensílios, mas apareceu mais fortemente nos pés de sofás, poltronas, cadeiras e mesas complementares, ou até mesmo na peça inteira. Mesas de jantar e móveis também foram agraciados com detalhes nesses tons. Muitas estantes em metal, que foram vistas de forma intensa no Salão, tiveram o acabamento em dourado.

Fig. 9 todas

Fotos loja (objetos (bandejas, fruteira, tem peças de gramado tb)

O que eu acho disso: Charme puro. Detalhes que fazem toda a diferença na decoração. Trazem sofisticação. Pode ser incluído em qualquer ambiente, em pitadinhas ou com arrojos. O legal é que é possível transformar peças que já temos em casa mandando fazer a cromagem nos tons ou pintura epóxi metalizada em empresas especializadas. Fica a dica.

 

  • Plantas

O uso de plantas se apresentou bem forte nos ambientes internos e apareceram em todos os tipos de ambientes, de formar volumosa, folhas mais robustas e com alturas diferentes quando em conjuntos. A maioria delas naturais, portanto o cuidado com as plantas que mais se adaptam à interiores. A queridinha da vez é a Monstera deliciosa, mais conhecida como costela-de-adão. Para quem não tem tempo de cuidar, ou não gosta muito de se envolver com plantas, ou ainda quer utiliza-las em ambientes que não oferece condições mínimas (ventilação e iluminação) pode optar pelo uso das plantas artificiais que vem sendo desenvolvidas cada vez mais com maior qualidade, muitas vezes, passando por plantas naturais até para os mais conhecedores de plantas.

 

Fig. Todas as 10

Fotos da loja (ver se tem algum banco de fotos, mas da pra fazer tb com as novas que chegaram)

 

O que eu acho disso: Eu amo plantas e acho que elas dão vida aos ambientes, sem sombra de dúvidas. Gosto de plantas naturais, a Lehaus vende plantas naturais adequadas para interiores. Aprovo também o uso de plantas artificiais que tenham qualidade e se assemelham às naturais, portanto se engana quem acha que as artificiais não precisam de cuidados. Elas precisam ser espanadas, ter as folhas limpas e livres de poeiras e um dos problemas que mais vemos depois de um certo tempo na casa dos clientes, é que vai deformando o formato natural delas. Quase todas as plantas artificiais são articuláveis, e ao fazer a limpeza de manutenção, vai esticando, dobrando ou esgaçando as folhas, e isso faz com que elas percam a beleza.

 

Além dos citados acima, outras tendências também apareceram e vou comentar aqui de forma mais breve:

  • Estantes de Metal e madeira – elas podem ser do chão ao teto, penduradas na parede, conjunto de nichos, porém vieram sempre em metal e madeira (tanto rústica ou Mdfs laqueados ou revestidos) (figs 11)
  • Peles artificiais – As peles foram vistas em mantas e almofadas sobre camas e estofados. (fig 12)
  • Ripados verticais – os ripados apareceram em vários materiais, mas principalmente em madeira. Móveis e divisórias foram agraciados com essa tendência que já pode ser vista por aí nos projetos dos arquitetos mais antenados. (fig 13)
  • Cor terracota – Essa cor veio pontuando alguns ambientes cheios de estilo, alguns de forma mais arrojadas e outros mais discretos. Apareceu em sofás, poltronas, cadeiras, pufes e pinturas de parede. Fig 14
  • Quadros grandes – foi visto muitos quadros bem grandes, quase que revestindo as paredes. Divididos em várias peças formando um conjunto ou inteiro, com moldura ou apenas painel. Fig 15
  • Tapetes com finalizações em recorte – as melhores revistas de interiores já vêm apresentando peças desse tipo e a feira só fortaleceu essa tendência. Fig 16

 

Essas foram algumas tendências apresentadas em Milão, indicativo de que devemos estar atentos a elas, pois o que a melhor feira do mundo expõe, vira sucesso.

Espero que tenham gostado, comente ou tire suas dúvidas! Nós vamos amar trocar ideias com você!

 

 

 

 

Preencha seus dados